Rede de Sementes do Portal da Amazônia


Sobre a Rede de Sementes


O que é a Rede de Sementes do Portal da Amazônia?

É um movimento coordenado por grupos de agricultores familiares e organizações não governamentais no sentido de facilitar o acesso as sementes florestais para as ações de recuperação ambiental.A rede está formalizada na forma de uma cooperativa, possibilitando a comercialização de sementes para todas as regiões do Brasil.


Como nasceu a Rede de Sementes do Portal da Amazônia?

Nasceu a partir da necessidade de recuperar áreas degradadas, articulando para isso o conhecimento e a prática da coleta de sementes já existente nas comunidades da região. A Rede contou ainda com a experiência de outros grupos, como a Rede de Sementes do Xingu, e com o apoio de organizações não governamentais, como o Instituto Ouro Verde.


Quem participa da Rede de Sementes do Portal da Amazônia?

A Rede está composta atualmente por 120 coletores de 08 municípios da região norte do Mato Grosso, conhecida como “Portal da Amazônia”. O mapa abaixo destaca os municípios que fazem parte da rede.



Quais os objetivos da Rede de Sementes do Portal da Amazônia?
  1. Resgatar a relação homem-natureza, buscando a CONSERVAÇÃO dos recursos naturais;
  2. Ser uma ferramenta de articulação e RESISTÊNCIA da agricultura familiar;
  3. Garantir a INTEGRAÇÃO entre os grupos de coletores, favorecendo assim o acesso ao maior número de sementes e a socialização de conhecimentos e práticas realizadas por cada grupo.
  4. Garantir o aprimoramento do CONHECIMENTO sobre sementes e espécies de árvores. Saber os usos que se pode fazer das sementes, folhas, raízes, cascas de árvores etc. Ter um banco de dados sobre as características das matrizes e áreas de coleta.
  5. Ser uma opção de geração de renda de forma sustentável nas comunidades rurais.