Sobre a Rede de Sementes

O que é a Rede de Sementes do Portal da Amazônia?
É um movimento coordenado por grupos de agricultores familiares, indígenas e organizações não governamentais no sentido de facilitar o acesso as sementes florestais para as ações de recuperação ambiental.

Como nasceu a Rede de Sementes do Portal da Amazônia?
Nasceu a partir da necessidade de recuperar áreas degradadas, articulando para isso o conhecimento e a prática da coleta de sementes já existente nas comunidades da região com a experiência de outros grupos, com a Rede de Sementes do Xingu.

Quem participa da Rede de Sementes do Portal da Amazônia?
A Rede está composta atualmente por 172 coletores de 07 municípios da região conhecida como “Portal da Amazônia”. Passe o mouse sobre os municípios do projeto para conhecer o número de coletores e o seu perfil.

Quais os objetivos da Rede de Sementes do Portal da Amazônia?

  1. Garantir a INTEGRAÇÃO entre os grupos de sementes, favorecendo assim o acesso ao maior número de sementes e a socialização de conhecimentos e práticas realizadas por cada grupo.
  1. Garantir o aprimoramento do CONHECIMENTO sobre sementes e espécies de árvores. Saber os usos que se pode fazer das sementes, folhas, raízes, cascas de árvores etc. Ter um banco de dados sobre as características das áreas onde estas sementes foram coletadas.
  1. Ser uma opção de geração de renda de forma sustentável nas comunidades rurais.

Clique aqui para acessar a página rede de sementes



bottom