Estratégia de atuação do projeto

Passe o mouse sobre
as estratégias

Gestão Compartilhada:

O Sementes do Portal é gerido em cada município por um conselho local, formado por agricultores e agricultoras eleitos por suas comunidades. Cabe a estes conselhos operacionalizar o projeto e acompanhar os gastos da equipe técnica local. Estes conselhos se reúnem mensalmente.

Para garantir a gestão integrada do projeto foi formado ainda um conselho geral, que conta com representantes de todos os conselhos locais. O conselho geral dá as diretrizes gerais e realiza avaliações gerais de todas as ações executadas, encontrando-se a cada três meses em diferentes municípios.

Estruturação da Rede de Sementes:

O Sementes do Portal atua no sentido de fortalecer a Rede de Sementes do Portal da Amazônia. Trata-se de uma organização que envolve agricultores, agricultoras e indígenas coletores de sementes. A proposta é apoiar tecnicamente o trabalho de coleta de sementes e consolidar esta atividade como uma opção de renda a população da região. Maiores informações podem ser obtidas diretamente na página da Rede de Sementes do Portal da Amazônia.

Estruturação de Agroflorestas:

O Sementes do Portal prevê a recuperação de 1.200 hectares a partir do plantio de agroforestas. As agroflorestas são plantadas a partir do interesse de cada família, seja voltada para a recuperação ambiental somente ou também para a geração de alimentos ou de renda para a propriedade.

Comunicação e articulação entre os grupos:

O Sementes do Portal articula diferentes organizações e grupos no território Portal da Amazônia. Desta forma, além de reuniões, encontros e atividades de formação, conta com o Muvucando, jornal trimestral que discute temas de interesse das comunidades.

Pesquisa:

Com o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a recuperação de áreas degradadas, o Sementes do Portal conta com um programa de pesquisa envolvendo 04 áreas: mapeamento de árvores matrizes, identificação e caracterização de espécies nativas, saberes e práticas populares com os produtos da floresta e acompanhamento das agroflorestas.


bottom