Sementes do Portal... Sementes da Vida!

O Sementes do Portal é fruto do sonho de diversas organizações que atuam na região conhecida como “Portal da Amazônia”, no norte do Estado de Mato Grosso.  Mais do que um projeto de recuperação ambiental, trata-se de uma proposta de desenvolvimento regional, baseada na agricultura familiar e na produção ecologicamente sustentável.

O projeto atua em 07 municípios do chamado “Portal da Amazônia”: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Matupá e Terra Nova do Norte. O Portal da Amazônia é uma região marcada pelo avanço da pecuária nas áreas de floresta amazônica e pela forte presença da agricultura familiar. De fato, do total dos estabelecimentos rurais da região, mais de 80% são caracterizados como “familiares”, contando com mais de 20.000 famílias assentadas. Apesar disso, a concentração de renda e de terras atinge cifras alarmantes – maiores informações sobre a realidade desta região podem ser vistas no “Plano Territorial de Desenvolvimento Territorial” .

A importância da agricultura familiar na região se dá em diferentes dimensões. Na perspectiva social e econômica, envolve um segmento responsável por cerca de metade do valor da produção do território, sendo ainda o grande setor empregador, considerando tanto as áreas urbanas quanto rurais. Além disso, apesar de cada vez mais o modo de produção familiar aproximar-se do modo de produção das grandes propriedades, acredita-se que é nas propriedades familiares que podem ser estabelecidos modos de produção sustentáveis, garantindo tanto a distribuição de riquezas quanto a preservação dos recursos naturais.

O Sementes do Portal atua na divulgação e consolidação da técnica da “muvuca” de sementes junto aos agricultores familiares. Mais do que uma técnica para recuperação ambiental, trata-se de uma nova forma de encarar os sistemas de produção, baseando-se no princípio da diversidade. E é justamente a partir deste princípio que o Sementes do Portal vem contribuir com as organizações e os movimentos sociais que lutam por uma vida diga a todos que vivem no campo e do campo.


bottom